CMDCA convoca conselheiros tutelares eleitos para capacitação teórica

Convocação foi publicada no Diário Oficial do município

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) convocou os conselheiros tutelares titulares e suplentes que participaram do processo eleitoral deste ano a participarem de uma capacitação teórica. A convocação foi publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial do município

De acordo com a publicação, a capacitação será realizada nos dias 17 e 19 de novembro e é direcionada ao quadriênio 2020/2023. Conforme a programação, das 8h às 12h da terça-feira, os participantes serão capacitados quanto a “Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e ECA”. No turno da tarde, das 14h às 17h, o tema será as “Competências e Atribuições do CRAS e CREAS junto ao Conselho Tutelar”. As palestras serão ministradas pelas assessorias jurídicas do CREAS e CRAS.

Já na quinta-feira, os convocados serão capacitados sobre “a proteção social da criança e do adolescente”, “o Conselho Tutelar e suas atribuições”, além do “dia-a-dia do Conselheiro Tutelar: desafios e possibilidades”. Os cursos serão ministrados por Dantas e Miranda.

Em ambos os dias, o encontro será realizado na sede do CRAS do município. A presidência do CMDCA ressalta que a diplomação dos titulares e suplentes depende da participação nos cursos.

Conforme o presidente do CMDCA, Ademir Júnior, a capacitação visa fornecer técnicas operacionais necessárias para o pleno exercício da função de conselheiro tutelar, aprimorando os conhecimentos sobre as atribuições e competências, além de contribuir para mudanças efetivas no atendimento à infância e juventude no município.