Com recorde de público, Prefeitura realiza II Festival de Cultura e Arte em São Vicente e Seridó

A Prefeitura de São Vicente do Seridó, através da Secretaria de Educação, promoveu no último fim de semana a 2ª edição do Festival de Cultura e Arte. A edição deste ano aconteceu, na sexta (30), em São Vicente, no Ginásio Poliesportivo Danisio de Souza Gouveia, e no sábado (31) em Seridó, no Ginásio Poliesportivo Claudenilson Araújo. Confira as fotos do evento no fim da matéria.

Nesta edição, o festival teve como tema “Nossa escola tem história” e contou com exposições e apresentações de trabalhos artísticos e culturais, visando resgatar a história da escola e enaltecer os trabalhos desenvolvidos nas mesmas. “Além disso, buscamos valorizar os artistas e a dinâmica da unidade escolar com as apresentações realizadas”, destacou a secretária de Educação, Juscileia Monteiro.

Em São Vicente, as visitas ao público tiveram início a partir das 10h, mas a abertura oficial foi às 13h, mesmo horário em aconteceu a abertura oficial no sábado, em Seridó. Em ambos os locais, foram realizadas exposições e apresentações de trabalhos artísticos (músicas, maquetes, cartazes, teatro, danças) desenvolvidos pelos professores e alunos das escolas do município e apresentações culturais de segmentos artísticos locais, à exemplo da Banda Marcial Manoel Pedro, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, e participação da cantora Dezine Medeiros e Forrozão Xamego da Hora.

O festival contou, ainda, com a exposição de animais empalhados que aconteceu em parceria com a Polícia Militar Ambiental de João Pessoa. De acordo com o subtenente Waldir, o estande teve como objetivo conscientizar sobre a questão da preservação do meio ambiente e educação ambiental através da taxidermia, termo para descrever os vários métodos de montagem ou reprodução tridimensional usados na criação de modelos de animais para exibição permanente. Frisando a questão ambiental, também foram distribuídas mudas de árvores.

Bastante prestigiado, o II Festival de Cultura e Arte, segundo a secretária Juscileia, contou com a visitação de aproximadamente 4 mil pessoas. “O projeto já começou grandioso e em sua segunda edição não deixou a desejar em nenhum sentido”, disse. Além de secretários, vereadores, prestigiaram os eventos representantes de todas as escolas do município, o vice-prefeito Dr. Airton, o deputado estadual Buba Germano, dentre outros.

O evento contou com a participação da prefeita Graciete Dantas, que destacou a importância e dimensão do projeto. “No ano passado, realizamos o festival em uma única data. Esse ano, desmembramos e realizamos em São Vicente e Seridó e contamos com quase quatro mil visitantes. Isso mostra a grandiosidade e a importância da representação desse projeto, no qual expomos e valorizamos as manifestações artísticas e culturais e mostramos o quanto nossa terra é rica em cultura. Fica aqui meu agradecimento a todos os envolvidos”, disse.

Nas redes sociais, diversas pessoas elogiaram a organização do festival. Em alguns comentários, os munícipes afirmaram que foi “um belíssimo evento”, onde tiveram “lindas apresentações”, “muito organizado” e “sucesso absoluto”. O Festival de Cultura e Arte é integrado ao projeto pedagógico “O nosso lugar no mundo: pensando e construindo nossa história”, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação desde o ano de 2018.

Festival de Cultura e Arte – Sexta, em São Vicente

Festival de Cultura e Arte – Sábado, em Seridó