Covid-19: Prefeita Graciete estreia programa em rádio e lança novo decreto com medidas mais rígidas

A Prefeitura de São Vicente do Seridó, através da Secretaria de Saúde, estreou neste domingo (24) o programa ‘Saúde em Ação’ na rádio Liberdade FM e Redes Sociais da gestão. O objetivo do programa é levar informações e atualizar a população sobre os casos de coronavírus, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas no combate a doença no município.

O programa estava previsto para ter início no sábado (23), no entanto, problemas técnicos impossibilitou a estreia, que aconteceu neste domingo. Na oportunidade, a prefeita Graciete Dantas informou a população sobre a publicação de um novo Decreto com medidas mais rígidas de combate à Covid-19. Clique aqui e confira o Decreto na íntegra.

Os pontos do Decreto 008/2020, publicado no Diário Oficial deste sábado, são:

1. Alteração das formas de atendimento da Prefeitura e suas respectivas Secretarias, que passam a ser de forma online ou por meio de central telefônica;

2. Alteração do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, que passa a ser das 08h às 13h;

3. Proibição de caminhadas com aglomeração de pessoas em todas as modalidades e em todos os horários na zona urbana e seu entorno;

4. O acesso a São Vicente e Seridó passa a ser, exclusivamente, por meio da rodovia onde está situada a barreira sanitária para que haja controle no acesso das pessoas a cidade;

5. Obrigatoriedade de máscaras de proteção facial, que poderá ser de fabricação artesanal ou caseira, em todos os espaços públicos e estabelecimentos comerciais;

6. Alteração do horário de atendimento de estabelecimentos comerciais, com exceção de farmácias, padarias e postos de combustíveis, que passa a ser até às 16h;

7. Obrigatoriedade de pessoas com sintomas suspeitos ou casos confirmados da Covid-19 permanecerem em isolamento;

8. Fechamento de praças públicas e Academias de Saúde;

9. Estabelecimentos comerciais do tipo depósito de bebidas só poderão funcionar por meio de ‘delivery‘;

10. Proibição de entrada na cidade de veículos de vendedores ambulantes, prestacionistas e correlatos.

De acordo com a prefeita Graciete, as medidas foram pedidas também pela população. “Sabemos que muitos dos pontos são um pouco rígidos, porém, são necessários para que possamos tentar controlar o número de casos do coronavírus na nossa cidade”, esclarece.

Dentre os pontos comentados pela prefeita durante o programa, está a obrigatoriedade do uso de máscaras nos estabelecimentos comerciais. “Faço um apelo aos comerciantes, não deixem pessoas entrarem em seus estabelecimentos sem máscaras. É importante lembrar que os comércios autorizados a funcionar passarão por inspeção para averiguar se estão dando cumprimento pleno e irrestrito de todas as recomendações de prevenção”, alertou.

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA:

O município de São Vicente do Seridó, conforme dados do boletim deste sábado divulgado pela Secretaria de Saúde, possui 8 casos confirmados do novo coronavírus. Destes, 01 pessoa está recuperada. Além disso, 5 pessoas apresentam sintomas que as tornam casos suspeitos, 92 pessoas estão sendo monitoradas, 13 estão em isolamento social, 05 aguardando resultado e 07 tiveram exames descartados para Covid-19.