Novos conselheiros tutelares são empossados em São Vicente do Seridó

A Prefeitura de São Vicente do Seridó, por meio do Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes, vinculado a Secretaria de Assistência Social, deu posse na manhã desta quarta-feira (8) aos cinco conselheiros tutelares eleitos por meio de voto popular em outubro do ano passado. A cerimônia foi realizada na sede da Câmara Municipal.

Os novos conselheiros terão a missão de garantir os direitos e deveres relativos às crianças e adolescentes, para que sejam preservados e pautados de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e legislações correlatas.

O mandato de quatro anos ocorrerá entre 2020 e 2023. Os cinco novos conselheiros tutelares empossados são João Ferreira Andre, Sâmia Gomes de Lima, Edgailsa Cordeiro Barbosa, Melkides Aparecido Barbosa Ferreira, Marcone Sales de Alcântara.

Para serem diplomados, os conselheiros tiveram que passar por uma formação promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes que visou fornecer técnicas operacionais necessárias para o pleno exercício da função de conselheiro tutelar, aprimorando os conhecimentos sobre as atribuições e competências, além de contribuir para mudanças efetivas no atendimento à infância e juventude no município.

Em seu discurso, o presidente do CMDA, Ademir Júnior, deu boas vindas aos presentes,  agradeceu a todos que estiveram envolvidos no sucesso do pleito e a comunidade por ter comparecido aos locais de votação e exercido sua cidadania na escolha de seus candidatos.

Ademir também falou da responsabilidade dos novos conselheiros. “O trabalho não se encerra aqui, um novo desafio está lançado. A vocês conselheiros tutelares, que logo mais serão empossados, a responsabilidade árdua de continuar protegendo e zelando seres mais vulneráveis da sociedade que são nossas crianças e adolescentes com o apoio de todo Sistema de Garantia de Direito e a Sociedade em geral”, disse.

Dentre as autoridades presentes estavam vereadores, a secretária titular e adjunta de Assistência Social, Maria Regina e Luana Jaysa, a secretária de Saúde Ana Cláudia, a ex-conselheira tutelar Rosa Dulcenilda, dentre outros. A prefeita Graciete Dantas não pode comparecer ao evento por recomendações médicas.