Prefeitura capacita mais de 60 pessoas através de cursos realizados em parceria com o SENAI

Focada em investir cada vez mais em capacitação e oportunidades para independência financeira da população, através de políticas de incentivo ao trabalho e renda, a Prefeitura de São Vicente do Seridó, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nos últimos meses cursos na área de alimentos em parceria com o SENAI e, na noite desta segunda-feira (11), realizou o encerramento dos cursos com as turmas de confeitaria e panificação, totalizando mais de 60 pessoas capacitadas.

Em maio, a gestão municipal proporcionou a formação de 32 pessoas com o curso de doces e salgados, sendo 16 para confeitaria de tortas doces e outras 16 para salgados. Já nesta segunda, outras 33 pessoas receberam seus certificados.

O curso de panificação e confeitaria teve carga horária de 160 horas, que foram divididas entre conteúdo teórico e prático. Ministrado pelo professor Carlos Alberto, do SENAI, o curso abrangeu os conceitos mais relevantes em panificação e confeitaria, passando ainda pela confecção de doces, massas, bolos, entre outras receitas tradicionais ou inovadoras para o público.

As aulas tiveram início no dia 9 de setembro e, de acordo com a secretária Regina Fernandes, as de confeitaria eram realizadas no turno da tarde e participavam 18 alunos que aprenderam a preparar doces, salgados, sobremesas, biscoitos e tortas. Já as aulas de panificação eram realizadas a noite e contavam com a presença de 15 alunos que aprenderam a fazer pães francês, doces e derivados, além de biscoitos.

Durante seu discurso, o professor Carlos Alberto disse que os formandos não devem ter o encerramento do curso como o fim, mas sim o início para a vida profissional de todos e deu uma dica: “continuem buscando cada vez mais conhecimento”, destacou, agradecendo ainda a gestão pela oportunidade.

A prefeita Graciete Dantas esteve presente no encerramento do curso e pode comprovar, vendo e provando, o resultado do esforço e dedicação dos alunos que fizeram receitas de dar água na boca e mostraram que habilidade e criatividade eles têm de sobra para adentrar o mercado.

Em sua fala, a gestora destacou a importância e o objetivo dos cursos. “No início do ano havíamos recebido o consultor do SENAI nos propondo a realização dos cursos. No total, foram quatro cursos e quatro turmas formadas. Em maio, formamos 32 alunos em doces e salgados, e hoje estamos formando outros 33 em confeitaria e panificação. Nosso objetivo com isso é formar, emponderar, qualificar, melhorar a qualidade de vida das pessoas pois víamos essa necessidade em nosso município, já que muitas das vezes precisávamos ir a outras cidades para encomendar salgados, por exemplo”, frisou.

Já a secretária Regina falou da satisfação e alegria em poder promover a realização de sonhos. “Esperei muito por esse dia, não pelo fim do curso, mas sim poder ajudar a 33 pessoas a realizarem seus sonhos e poderem ter sua própria renda. Parabéns por terem agarrado essa oportunidade e por terem feito valer esse investimento”, disse.

COMPARTILHAR